A carta do julgamento

Mayara Lua
4 min readMar 11, 2021

--

Esta é uma livre tradução do texto Judgement Tarot Card Meaning, do site Aceletic Tarot. Este texto me impactou muito e por isso quis torná-lo mais acessível. Infelizmente, não consegui achar o contato do autor/site na internet mas, se alguém souber, por favor avise

Símbolos da Carta do Julgamento

Anjos, trombetas, túmulos com pessoas se erguendo deles, muitas vezes água ou um oceano

História da Carta do Julgamento

Conforme o Louco deixa o jardim do Sol, ele sente que está próximo do fim de sua jornada, pronto para dar um passo final. Mas algo está lhe impedindo de fazê-lo, segurando-lhe. Ele olha para cima, na esperança de encontrar orientação do Sol; ao invés disso, vê sobre si um anjo de fogo, lindo e horrível.

“Você está certo” — a figura angelical confirma — “só há um último passo em sua jornada, um passo final para a conclusão. Mas você não pode dar esse passo até deixar seu passado repousar.”

O Louco está aturdido — “Deixar repousar? Eu achei que o deixaria para trás, tudo nele!”

“Não há como deixar o passado para trás” — o anjo observa — “Cada passo gasta um pouquinho do sapato, e assim molda o próximo passo que você toma, e o próximo e o próximo. Seu passado sempre está sob seus pés. Você não pode se esconder dele, correr dele ou se livrar dele. Mas você pode trazê-lo à tona e chegar a um acordo com ele. Você está disposto a fazer isso?”

O Anjo dá ao Louco uma pequena trombeta. O Louco está hesitante, mas sabe que o Anjo está certo. Há memórias para as quais é difícil olhar novamente porque o fazem se sentir culpado, envergonhado, com raiva. Ele sabe que nunca chegou a um acordo com o que aconteceu e precisa fazê-lo se quiser fazer aquela última transição.

Ele sopra a trombeta e a Terra se abre. Saindo de baixo dos pés do Louco, os espíritos de seus “eus” anteriores vêm à tona, incluindo aqueles menos admiráveis dos quais ele tentou esquecer.

Pela primeira vez, ele os encara. Eles não são, o Louco percebe, nada para se ter medo. Já foram ele uma vez, mas não agora. Ainda que perceba isso, ele se pega perdoando aquelas versões passadas pelos erros que cometeram e que o fizeram se sentir mal. Ele sente, por sua vez, que o perdoam por ignorar as lições que eles tinham a ensinar. Quando chega a um consenso com eles, as figuras começam a ascender e flutuar embora, se desfazendo no céu. Ainda que continuem como experiências e memórias, não têm mais nenhum poder sobre ele. Ele está livre de ressentimentos, renascido e vivendo no presente.

Significado da Carta do Julgamento

Tendo o Fogo como seu elemento regente, o Julgamento é sobre renascimento e ressurreição. A ideia do Dia do Julgamento é que os mortos se levantam, seus pecados são perdoados e eles vão para o céu. A Carta do Julgamento é similar, já que pede que ressuscitemos o passado, o perdoemos e deixemos que ele vá. Há feridas do passado que nós nunca deixamos sarar, pecados que cometemos e nos recusamos a perdoar, maus hábitos que não temos coragem de abandonar. O Julgamento nos aconselha a finalmente encará-las, reconhecer que o passado está no passado e deixá-las descansar, absolutamente e irrevogavelmente.

O leitor pode dizer ao querente que ele precisa perdoar ou ser perdoado, fazer algo que está adiando ou ter a coragem de finalmente encerrar algo que não é bom para si mesmo. É hora de seguir em frente.

Essa também é uma carta de cura literal de um acidente ou doença. Pode indicar um tempo no hospital, ou um tempo de mudança significativa.

Observações de Thirteen sobre o Julgamento

O Julgamento pode ser uma carta difícil de ler; geralmente sinaliza uma mudança, uma que envolve deixar algo antigo completamente para trás e ir em direção a algo completamente novo. Como fechar a porta para um emprego antigo e abrir a porta para uma carreira muito diferente. Mas também é sobre fazer uma decisão final, sobre mergulhar naquela carreira nova, sobre perdoar sua família, sobre deixar um cônjuge abusivo, sobre fazer uma vida nova. É sobre curar e renovar.

É uma carta muito difícil de ler, em parte porque lida com decisões muito difíceis e finais. E isso significa enfrentar alguma coisa que a maioria dos consulentes não quer enfrentar. Não é sobre Morte, alguma coisa encerrando quer você queira ou não, é sobre tomar a decisão de mudar, de parar de fazer algo que não está funcionando e fazer algo que vá funcionar. O que significa que é na verdade uma carta sobre coragem, e sobre reconhecer que você está se agarrando a algo que precisa deixar ir.

“Você não pode mais se esconder” — essa carta diz — “Todos os portões se abriram e tudo aquilo que você pensou que estava enterrado está escancarado. Encare o que você tem que encarar e deixe descansar para que possa seguir em frente. Tome essa decisão. Mude.”

--

--

Mayara Lua

Eu me contradigo? Muito bem, então, eu me contradigo; eu sou vasto - eu contenho multitudes." (Walt Whitman) (insta:mayart.b)